A importância de levar as crianças ao Otorrino Pediatra
- CMML
- 10 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Crianças e bebês precisam de cuidados especiais, principalmente nos primeiros anos de vida. A visita ao médico otorrino pediatra faz parte desses cuidados.

A otorrino pediatria é uma especialidade médica que promove tratamento adequado para cuidar da saúde da garganta, do nariz e ouvido da criança. Normalmente, as crianças têm mais predisposição a desenvolver infecções nessas regiões, por isso a importância de fazer um acompanhamento periódico e preventivo.
A hipertrofia de adenoide (também conhecida como carne esponjosa) é muito frequente e compromete a respiração, a fala, a dicção e a qualidade do sono da criança. Além disso, a avaliação do médico otorrino pediatra ajuda a identificar precocemente problemas relacionados com a audição.
O otorrino pediatra trata ainda de otites, dores de ouvido, perfuração no tímpano, disfunção da tuba auditiva, distúrbios da audição, distúrbios vias aéreas, amigdalite, e outras infecções de repetição.
Sinais que devo levar meu filho ao otorrino pediatra
Rouquidão;
Atraso nas primeiras falas;
Respirar pela boca;
Ronco;
Dificuldade para mamar;
Secreção nasal frequente;
Engasgos constantes;
Apneia;
Hábito de babar;
Infecções de repetição (otite, amigdalite, resfriados).
Vale ressaltar que é importante levar a criança ao otorrino pediatra ainda nos primeiros meses de vida. Na realidade esse primeiro contato deve acontecer na própria maternidade através do teste da orelhinha para avaliar a audição do bebê.

A importância de fazer o acompanhamento no otorrino desde cedo ajuda a tratar doenças que comprometem o desenvolvimento dos pequenos, como a audição e a fala.
O acolhimento é um fator importante na hora de escolher o profissional que vai cuidar da saúde infantil. Crianças precisam de um ambiente seguro e ao mesmo tempo descontraído para que possam cooperar durante a realização de exames e do próprio atendimento clínico. A avaliação do otorrino pediatra envolve muito critério e empatia para promover um diagnóstico preciso.

Meu filho ainda não fala. E agora?
É claro que cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento, mas é preciso ficar atento se esse atraso na fala não está relacionado à respiração oral, por exemplo.
Muitas vezes, o atraso na fala, na linguagem ou mesmo alterações no sono estão amplamente associadas a problemas respiratórios ou de audição. Isso interfere no aspecto físico, como o crescimento da face e na qualidade de vida, como o rendimento escolar e a socialização com outras crianças.
Caso o seu filho apresente sintomas similares aos que foram apresentados neste conteúdo, procure imediatamente um médico otorrino pediatra. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e previne doenças graves.
Comments