Quando devo procurar um otorrinolaringologista?
- CMML
- 10 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
O que você costuma fazer quando sente a garganta arranhar? Sabe aquela sensação incômoda de pigarro na garganta, no nariz ou mesmo dores no ouvido? São sintomas que indicam a necessidade de procurar um médico otorrinolaringologista. Essa especialidade médica trata de infecções e inflamações relacionadas a doenças respiratórias, nos ouvidos, laringe, garganta e pescoço.

Como se trata de uma especialidade com ampla atuação, o otorrinolaringologista atua no diagnóstico de otites, rinites, sinusites, labirintites, congestão nasal, alterações do sono como apneia, cistos nas cordas vocais, câncer na garganta e até em distúrbios neurológicos. Sintomas como zumbido no ouvido, rouquidão, tontura, perda auditiva e desequilíbrio também são avaliados por esse profissional. Além disso, o médico otorrinolaringologista pode realizar cirurgias funcionais do nariz, cirurgias no ouvido e na laringe.
Para acompanhar a saúde auditiva é fundamental realizar visitas regulares ao especialista em otorrinolaringologia, especialmente crianças e idosos. É muito frequente que pessoas nessa faixa etária tenham mais infecções nos ouvidos. A otite, por exemplo, está associada à umidade, um problema muito comum no verão devido a grande procura por piscinas e praias e a maioria dos pacientes são crianças e pessoas com mais de 60 anos de idade.
Respiração, fala e audição.
Essa palavrinha difícil de pronunciar (otorrinolaringologia) tem uma grande importância na medicina, pois atua em três áreas distintas: nariz (rino), ouvido (oto) e garganta (laringo).

A consulta ao otorrinolaringologista pode incluir exames de:
Audiometria Tonal;
Audiometria Vocal;
Imitanciometria ou impedanciometria;
Vectoeletronistagmografia (VENG);
Exame Otoneurológico.
A otorrinolaringologia é de extrema importância para a área pediátrica, pois é capaz de diagnosticar precocemente a surdez na infância e outros distúrbios relacionados à deglutição e à fala.
Um outro aspecto importante da otorrinolaringologia é a capacidade de tratar doenças relacionadas ao equilíbrio. É preciso estar atento, pois alguns sinais como tonturas, náuseas,e zumbidos no ouvido podem indicar doenças que afetam o labirinto, daí a necessidade da avaliação médica de um especialista.
Vale lembrar que algumas enfermidades que afetam o aparelho auditivo podem causar surdez quando não são tratadas e a rouquidão constante pode indicar a presença de doenças graves, como o câncer na garganta, por isso o diagnóstico precoce é sempre muito importante.
Confira quais são as principais cirurgias realizadas pelo otorrinolaringologista:
Septoplastia - cirurgia de desvio de septo;
Amigdalectomia - cirurgia de remoção das amígdala;
Frenectomia - cirurgia que corrige a língua presa;
Cirurgia de remoção de corpo estranhos no ouvido, nariz e garganta.

No CMML, você encontra atendimento completo na área de otorrinolaringologia. Caso esteja precisando agendar uma consulta, entre em contato através do nosso WhatsApp. Estamos à disposição para atendê-lo e esclarecer todas as suas dúvidas, para assim promover um diagnóstico preciso e seguro.
Comments